O site Politico.eu e o jornal alemão Die Welt anunciaram que, nesta tarde de quarta-feira, 02 de outubro de 2024, dois passageiros suspeitos de carregar o Vírus de Marburg, letal e altamente contagioso, causaram alarme na principal estação de trens de Hamburgo. O Vírus de Marburg, chamado de “primo do ebola“, tem uma taxa de mortalidade de 88%.
Equipes de emergência equipadas com roupas de proteção completas subiram em um trem vindo de Frankfurt depois que um estudante de medicina de 26 anos e sua namorada apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe durante a viagem. Os passageiros foram retirados da estação, que foi fechada parcialmente por várias horas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Hamburgo, o jovem teve vômito leve. “Ele então ligou para o corpo de bombeiros porque suspeitava que algo estava errado”, disse um porta-voz ao jornal Die Welt.
O tabloide alemão Bild relatou que o estudante de medicina havia chegado de avião de Ruanda, onde teve contato com um paciente que, posteriormente, foi diagnosticado com infecção pelo vírus.
Ruanda está atualmente enfrentando um surto desse vírus mortal. De acordo com o ministério da saúde do país, oito pessoas morreram em decorrência do vírus desde o último domingo, enquanto 26 casos foram confirmados.
O Vírus de Marburg causa febre com sintomas que incluem convulsões, vômitos com sangue e diarreia, e tem uma taxa de mortalidade de até 88%, segundo a Organização Mundial da Saúde. As pessoas se infectam através do contato com os fluidos corporais das vítimas infectadas.
O estudante e sua namorada foram levados para o Hospital Universitário de Eppendorf, que é especializado em doenças tropicais. A bagagem deles foi confiscada.
(Fonte: Die Welt)