Entre 1º de setembro e até 19 de novembro de 2024, Plutão está em capricórnio, e essa é uma das fases mais transformadoras do ano.

Desde 2008, Plutão em Capricórnio tem moldado o mundo com profundas transformações nas estruturas sociais, políticas e econômicas. Agora, ele avançou com força total até 19 de novembro, finalizando este ciclo de 16 anos, que reestruturou o poder e abalou as economias globais.

Plutão em Capricórnio foi um período de profundas transformações nas grandes estruturas sociais, políticas e econômicas. Este trânsito sacudiu o mundo, e sua transição final para Aquário sinalizando o fechamento de um ciclo que durou 16 anos. Esse movimento direto de Plutão é particularmente poderoso, pois é quando ele exerce toda a sua força para finalizar processos de longos dados.

Capricórnio rege o poder, as grandes estruturas, a economia, o status quo e o governo. Durante este trânsito, vemos temas como empobrecimento de população, grandes reviravoltas econômicas e conflitos por poder e recursos como petróleo e ouro. Plutão é associado à riqueza oculta, e não é coincidente estar no centro da crise financeira de 2008, que desencadeou uma recessão global.

Agora, à medida que Plutão se despede de Capricórnio, podemos ver mais uma vez crises financeiras globais emergindo, especialmente no contexto de guerras e geopolíticas profundas. A energia plutoniana é intensa e não se preocupa com as necessidades humanas enquanto está em Capricórnio; sua ênfase é nos recursos materiais e no controle das estruturas de poder. 

A crise econômica de 2008 está associada aos afeitos do "alquimista" Plutão.
A crise econômica de 2008 está associada aos afeitos do “alquimista” Plutão.

Mas, até lá, os conflitos globais provavelmente se intensificarão, incluindo os no Oriente Médio (Israel, Hamas, Hezbollah, Irã), no Leste Europeu (Ucrânia e Rússia), e na Ásia (China e Taiwan, Coreias). Além disso, conflitos na África, como no Sudão, Congo e Somália, e até mesmo questões nas Américas, como a situação na Venezuela, continuam a ferver, mesmo que a mídia não os destaque constantemente.

Essa fase final de Plutão em Capricórnio pode ser comparada aos momentos históricos quando Plutão transitava entre Câncer e Leão, períodos que marcaram a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Agora, com Plutão finalizando sua passagem por Capricórnio e se preparando para entrar em Aquário, vamos testemunhar uma transição histórica. Em Aquário, Plutão traz uma nova ênfase nas revoluções sociais e na busca por soluções coletivas, especialmente relacionadas à saúde mental e ao bem-estar social.

No plano pessoal, este é um momento de conclusão e encerramento de ciclos de transformação íntima e profissional, especialmente aqueles que Plutão iniciou em 2008. Plutão é o grande alquimista do zodíaco, aquele que transforma e renova, muitas vezes virando nossas vidas do avesso. Agora, somos chamados a nos libertar de estruturas antigas, de padrões rígidos que, em algum momento, foram credenciados como essenciais, mas que hoje não nos servem mais.

Se um relacionamento, como um casamento, perdeu seu valor estruturante e chegou ao seu limite, este é o momento de avaliar e, possivelmente, confirmar essa fase. Da mesma forma, questões relacionadas ao trabalho e à carreira também estão em jogo. Plutão em Capricórnio foi um período de profundas mudanças profissionais para muitas pessoas. Algumas transições de carreira significativas, outras continuam no processo de fechar esses ciclos, de deixar para trás o velho para abrir espaço para o novo.

Este é o tempo ideal para finalizar tudo o que precisa ser encerrado. A entrada de Plutão em Aquário, em novembro, nos pede para deixar para trás as velharias de Capricórnio e estaremos prontos para as inovações e transformações que o signo de Aquário traz consigo. É um chamado à coragem: é preciso ter força para nos desapegarmos das estruturas que já não fazem mais sentido, para que possamos nos abrir ao novo que está por vir.